sexta-feira, 17 de abril de 2009


<

Desafios da Internet para o Professor


Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem.

Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.

A Internet ajudar o professor a preparar melhor sua a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com os seus colegas.

O professor pode ter acesso aos últimos artigos publicados,às noticias mais recentes sobre o tema que vai tratar, pode pedir ajuda a outros colegas conhecidos e desconhecidos - sobre a melhor maneira de trabalhar aquele assunto com os seus estudantes. Pode ver que materiais - programas, vídeos, exercícios existem. Já e possível copiar imagens, sons, trechos de vídeos.

O papel do professor não é o de somente coletar a informação, mas de trabalhá-la, de escolher confrontando visões, metodologias e resultados.

O professor não é o “informador”, mas o coordenador do processo de ensino-aprendizagem. Estimula, acompanha a pesquisa, debate os resultados.

lQuem sou eu?

Sou Maria Freire de Carvalho, filha de Antonio Paulo Freire e Maria Sarmento Freire, graduada em Pegagogia, moro no Conjunto Angelim na rua 11 - exerço minhas funções na área da educação na Unidade Integrada Haydée Chaves - sou professora este mês completo 27 anos de profissão, por enquanto não pretendo me aposentar mas, quem sabe no ano que vem (em 20l0).